7768
post-template-default,single,single-post,postid-7768,single-format-gallery,elision-core-1.0.11,ajax_fade,page_not_loaded,qode-theme-ver-4.5,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7819
Title Image

Blog

Motoredutores e sua importância nos processos de automação industrial

  |   Sem categoria
Os constantes avanços tecnológicos possibilitaram a criação de ferramentas e sistemas que conferiram mais eficiência e produtividade para as indústrias. Dentro desse contexto, destaca-se um equipamento que está presente em diversos segmentos industriais: o motoredutor. Saiba para que servem os motoredutores e como eles contribuem para aprimorar os processos de automação industrial nesse conteúdo do Grupo Viana Comercial.  

O que são motoredutores?

  Primeiramente, vamos falar do que é o equipamento em si. Os motoredutores consistem em sistemas específicos que são formados por um motor elétrico e uma engrenagem de redução que são integrados. Eles costumam ser feitos de alumínio ou ferro fundido. Entre os seus componentes principais estão engrenagens, rolamentos, carcaça e eixos-sem-fim. Sua montagem e configuração são simples.   Os motoredutores são utilizados com a finalidade principal de conferir maiores níveis de produtividade, qualidade e eficiência para as operações industriais. Eles funcionam da seguinte forma: o equipamento faz um movimento rotativo, fornece um torque mais elevado e reduz a velocidade dos acionadores. Assim, os motoredutores conseguem compactar e simplificar máquinas que demandam torque elevado para mover o eixo.   Ou seja, os motoredutores potencializam a força do motor a partir da utilização de um redutor de velocidade. Dessa maneira, o motor entrega uma alta força motriz mesmo com baixa velocidade.

Tipos de motoredutores

  O uso de motoredutores é perfeito para projetos que necessitam de motor elétrico. Por isso, muitas empresas de grande porte e indústria o utilizam. Eles podem ser aplicados em equipamentos como guindastes, robôs, transportadoras, fixadores, esteiras rolantes, portões automáticos, sistemas de elevação, máquinas de produção alimentícia, aplicações start/stop, projetos para velocidade constante e variáveis, bombas, dosadores, bobinadores, entre outros.   Há diferentes tipos de motoredutores disponíveis e que estão presentes em variados segmentos industriais. Os principais são:   Rosca sem-fim ou coroa: aqui nesse sistema quando o parafuso gira, a coroa também faz esse movimento e empurra os seus dentes; Redução de engrenagens: os motoredutores compostos por sistemas de redução de engrenagens, que podem ser cônicas ou cilíndricas. Eles são os mais comuns no mercado e são muito usados no segmento automobilístico, mais precisamente na caixa de câmbio dos veículos; Epicicloidais: esse é muito utilizado para redução de altas velocidades. As engrenagens desses motoredutores possuem dentes retos e elementos internos dentados adicionais.  

Motoredutores e automação industrial

Como se sabe, a inserção de tecnologias de automação industrial é fundamental para o aumento da produtividade e para que as empresas mantenham um alto grau de competitividade. E os motoredutores cumprem um papel muito importante na medida em que conferem mais qualidade para a produção sem impactar nos custos, por exemplo.Há motoredutores projetados para suportar grandes capacidades e que são ideais para equipamentos que necessitam de velocidades mais altas. A utilização de motoredutores viabiliza um aumento no volume da produção, contribui para a redução dos desperdícios e ainda confere mais precisão para os equipamentos industriais.  O Grupo Viana Comercial comercializa redutores de velocidade há mais de 30 anos e é referência na venda de equipamentos de acionamento. Temos um amplo estoque de equipamentos disponíveis para pronta entrega e que tornarão os seus processos industriais mais eficientes. Clique aqui e fale conosco!mais.